SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32IMPACT OF CHILD-YOUTH LABOR ON SCHOOL PERFORMANCE FOR URBAN BRAZILADMISSION PROCESSES TO HIGH SCHOOL TECHNICAL COURSES IN THE BRAZILIAN FEDERAL BASIC EDUCATION NETWORK author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

FRITSCH, ROSANGELA  and  VITELLI, RICARDO FERREIRA. CAMINHOS TRILHADOS EM TRÊS DÉCADAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO BRASIL. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e07792.  Epub Dec 11, 2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.7792.

O objetivo deste artigo é inventariar os caminhos trilhados na produção de conhecimento após três décadas da implantação das políticas de avaliação em larga escala. Para isso, procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica, em revistas indexadas no SciELO e no Portal de Periódicos Capes, por meio do descritor “avaliação em larga escala”, que resultou em 98 artigos publicados entre 1990 e 2020, posteriormente submetidos à análise bibliométrica e interpretativa. A partir disso, delinearam-se o perfil e as características da produção, bem como as sínteses dos resultados, visibilizando os objetos e focos de interesse dos estudos. Notou-se que predominam estudos críticos à avaliação em larga escala e que há uma tendência de investigações orientadas para medir efeitos e eficácia das avaliações.

Keywords : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; AVALIAÇÃO EXTERNA; AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS; PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )