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Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
FRITSCH, ROSANGELA y VITELLI, RICARDO FERREIRA. CAMINHOS TRILHADOS EM TRÊS DÉCADAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO BRASIL. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e07792. Epub 11-Dic-2021. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v32.7792.
O objetivo deste artigo é inventariar os caminhos trilhados na produção de conhecimento após três décadas da implantação das políticas de avaliação em larga escala. Para isso, procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica, em revistas indexadas no SciELO e no Portal de Periódicos Capes, por meio do descritor “avaliação em larga escala”, que resultou em 98 artigos publicados entre 1990 e 2020, posteriormente submetidos à análise bibliométrica e interpretativa. A partir disso, delinearam-se o perfil e as características da produção, bem como as sínteses dos resultados, visibilizando os objetos e focos de interesse dos estudos. Notou-se que predominam estudos críticos à avaliação em larga escala e que há uma tendência de investigações orientadas para medir efeitos e eficácia das avaliações.
Palabras clave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; AVALIAÇÃO EXTERNA; AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS; PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO.