SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32IMPACTO DEL TRABAJO DE NIÑOS Y JÓVENES EN EL DESEMPEÑO ESCOLAR PARA EL BRASIL URBANOFORMAS DE INGRESO A LOS CURSOS TÉCNICOS DE NIVEL MEDIO DE LA RED FEDERAL DE EDUCACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

FRITSCH, ROSANGELA  y  VITELLI, RICARDO FERREIRA. CAMINHOS TRILHADOS EM TRÊS DÉCADAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO BRASIL. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e07792.  Epub 11-Dic-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.7792.

O objetivo deste artigo é inventariar os caminhos trilhados na produção de conhecimento após três décadas da implantação das políticas de avaliação em larga escala. Para isso, procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica, em revistas indexadas no SciELO e no Portal de Periódicos Capes, por meio do descritor “avaliação em larga escala”, que resultou em 98 artigos publicados entre 1990 e 2020, posteriormente submetidos à análise bibliométrica e interpretativa. A partir disso, delinearam-se o perfil e as características da produção, bem como as sínteses dos resultados, visibilizando os objetos e focos de interesse dos estudos. Notou-se que predominam estudos críticos à avaliação em larga escala e que há uma tendência de investigações orientadas para medir efeitos e eficácia das avaliações.

Palabras clave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; AVALIAÇÃO EXTERNA; AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS; PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )