SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32IMPACTO DO TRABALHO INFANTOJUVENIL NO DESEMPENHO ESCOLAR PARA O BRASIL URBANOFORMAS DE INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DA REDE FEDERAL DE ENSINO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

FRITSCH, ROSANGELA  e  VITELLI, RICARDO FERREIRA. CAMINHOS TRILHADOS EM TRÊS DÉCADAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO BRASIL. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e07792.  Epub 11-Dez-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.7792.

O objetivo deste artigo é inventariar os caminhos trilhados na produção de conhecimento após três décadas da implantação das políticas de avaliação em larga escala. Para isso, procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica, em revistas indexadas no SciELO e no Portal de Periódicos Capes, por meio do descritor “avaliação em larga escala”, que resultou em 98 artigos publicados entre 1990 e 2020, posteriormente submetidos à análise bibliométrica e interpretativa. A partir disso, delinearam-se o perfil e as características da produção, bem como as sínteses dos resultados, visibilizando os objetos e focos de interesse dos estudos. Notou-se que predominam estudos críticos à avaliação em larga escala e que há uma tendência de investigações orientadas para medir efeitos e eficácia das avaliações.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; AVALIAÇÃO EXTERNA; AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS; PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )