SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32PATHS TAKEN IN THREE DECADES OF LARGE-SCALE ASSESSMENT IN BRAZILASSESSMENT AS LEARNING: CONCEPTUALIZATION AND MAPPING STUDY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

MARTINS, ALEX LARA  and  COSTA, ALFREDO. FORMAS DE INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DA REDE FEDERAL DE ENSINO. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08516.  Epub Dec 21, 2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.8516.

O contexto da pandemia de covid-19 induziu as escolas a redefinirem os seus modelos pedagógicos. No caso da Rede Federal de Educação Profissional, houve a necessidade de se redefinirem, também, as formas de ingresso e os diferentes tipos de processo seletivo. Baseado nisso, este artigo apresenta a trajetória da educação profissional de nível médio no Brasil, focalizando os modos de ingresso e suas relações com o ambiente social e legal até 2019. Objetiva-se apresentar informações institucionais para se descreverem de modo sistemático as formas de admissão utilizadas até então. Os resultados da análise bibliográfica e dos diferentes sistemas de admissão poderão fornecer subsídios para a redefinição de políticas de acesso ao ensino profissionalizante de nível médio após o contexto da pandemia.

Keywords : ADMISSÃO NA ESCOLA; ENSINO MÉDIO; CURSO TÉCNICO; COVID-19.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )