SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32CAMINHOS TRILHADOS EM TRÊS DÉCADAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO BRASILAVALIAÇÃO COMO APRENDIZAGEM: CONCEPTUALIZAÇÃO E MAPEAMENTO DE ESTUDOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

MARTINS, ALEX LARA  e  COSTA, ALFREDO. FORMAS DE INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DA REDE FEDERAL DE ENSINO. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08516.  Epub 21-Dez-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.8516.

O contexto da pandemia de covid-19 induziu as escolas a redefinirem os seus modelos pedagógicos. No caso da Rede Federal de Educação Profissional, houve a necessidade de se redefinirem, também, as formas de ingresso e os diferentes tipos de processo seletivo. Baseado nisso, este artigo apresenta a trajetória da educação profissional de nível médio no Brasil, focalizando os modos de ingresso e suas relações com o ambiente social e legal até 2019. Objetiva-se apresentar informações institucionais para se descreverem de modo sistemático as formas de admissão utilizadas até então. Os resultados da análise bibliográfica e dos diferentes sistemas de admissão poderão fornecer subsídios para a redefinição de políticas de acesso ao ensino profissionalizante de nível médio após o contexto da pandemia.

Palavras-chave : ADMISSÃO NA ESCOLA; ENSINO MÉDIO; CURSO TÉCNICO; COVID-19.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )