SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32ADMISSION PROCESSES TO HIGH SCHOOL TECHNICAL COURSES IN THE BRAZILIAN FEDERAL BASIC EDUCATION NETWORKREGULATORY FRAMEWORK OF THE BRAZILIAN HIGHER EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

ALCANTARA, CAIO MÁRIO GUIMARÃES; LOUREIRO, MARIA JOÃO  and  LINHARES, RONALDO NUNES. AVALIAÇÃO COMO APRENDIZAGEM: CONCEPTUALIZAÇÃO E MAPEAMENTO DE ESTUDOS. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e07560.  Epub Dec 21, 2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.7560.

Apresenta-se uma revisão sistemática da literatura sobre a Avaliação como Aprendizagem (AcA), modelo no qual o aluno torna-se o centro da avaliação do próprio percurso de aprendizagem. A revisão considera os procedimentos de Cardoso, Alarcão e Celorico (2010) e Faria (2016). Foi estabelecido um protocolo para seleção de um corpus de 11 artigos. A pesquisa teve dois objetivos: mapear a produção acadêmica sobre a AcA, considerando período de surgimento do conceito, estudos publicados até o presente, autores de referência e revistas em que os artigos foram publicados; e analisar a conceptualização da AcA dos autores de referência. Infere-se que AcA é um conceito recente e que os estudos relacionados têm sido publicados sobretudo na última década, centrados no ensino básico.

Keywords : AVALIAÇÃO DO ALUNO; REVISÃO DE LITERATURA; CONCEITO.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )