SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32FORMAS DE INGRESO A LOS CURSOS TÉCNICOS DE NIVEL MEDIO DE LA RED FEDERAL DE EDUCACIÓNMARCO REGULATORIO DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR BRASILEÑA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

ALCANTARA, CAIO MÁRIO GUIMARÃES; LOUREIRO, MARIA JOÃO  y  LINHARES, RONALDO NUNES. AVALIAÇÃO COMO APRENDIZAGEM: CONCEPTUALIZAÇÃO E MAPEAMENTO DE ESTUDOS. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e07560.  Epub 21-Dic-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.7560.

Apresenta-se uma revisão sistemática da literatura sobre a Avaliação como Aprendizagem (AcA), modelo no qual o aluno torna-se o centro da avaliação do próprio percurso de aprendizagem. A revisão considera os procedimentos de Cardoso, Alarcão e Celorico (2010) e Faria (2016). Foi estabelecido um protocolo para seleção de um corpus de 11 artigos. A pesquisa teve dois objetivos: mapear a produção acadêmica sobre a AcA, considerando período de surgimento do conceito, estudos publicados até o presente, autores de referência e revistas em que os artigos foram publicados; e analisar a conceptualização da AcA dos autores de referência. Infere-se que AcA é um conceito recente e que os estudos relacionados têm sido publicados sobretudo na última década, centrados no ensino básico.

Palabras clave : AVALIAÇÃO DO ALUNO; REVISÃO DE LITERATURA; CONCEITO.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )