SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32FORMAS DE INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DA REDE FEDERAL DE ENSINOMARCO REGULATÓRIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

ALCANTARA, CAIO MÁRIO GUIMARÃES; LOUREIRO, MARIA JOÃO  e  LINHARES, RONALDO NUNES. AVALIAÇÃO COMO APRENDIZAGEM: CONCEPTUALIZAÇÃO E MAPEAMENTO DE ESTUDOS. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e07560.  Epub 21-Dez-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.7560.

Apresenta-se uma revisão sistemática da literatura sobre a Avaliação como Aprendizagem (AcA), modelo no qual o aluno torna-se o centro da avaliação do próprio percurso de aprendizagem. A revisão considera os procedimentos de Cardoso, Alarcão e Celorico (2010) e Faria (2016). Foi estabelecido um protocolo para seleção de um corpus de 11 artigos. A pesquisa teve dois objetivos: mapear a produção acadêmica sobre a AcA, considerando período de surgimento do conceito, estudos publicados até o presente, autores de referência e revistas em que os artigos foram publicados; e analisar a conceptualização da AcA dos autores de referência. Infere-se que AcA é um conceito recente e que os estudos relacionados têm sido publicados sobretudo na última década, centrados no ensino básico.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO DO ALUNO; REVISÃO DE LITERATURA; CONCEITO.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )