SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32REGULATORY FRAMEWORK OF THE BRAZILIAN HIGHER EDUCATIONEVALUATION OF SOCIOMORAL VALUES IN TEACHERS IN A MUNICIPAL EDUCATION SYSTEM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

ALVERNAZ, ALINE; SOUZA, NÁDIA M. P.  and  HENRIQUE, JOSÉ. AVALIAÇÃO EXTERNA: IMPLICAÇÕES NA AVALIAÇÃO ESCOLAR. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e06778.  Epub Feb 25, 2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.6778.

O objetivo desta pesquisa foi verificar as implicações da avaliação externa nas práticas de avaliação do processo ensino-aprendizagem nas escolas. A pesquisa é qualitativa e foram selecionados dez professores oriundos de duas escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, sendo que uma delas alcançou as metas estabelecidas pela rede e recebeu bonificação salarial para os professores. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam um engessamento das práticas avaliativas e uma supervalorização dos testes objetivos que reproduzem os moldes das avaliações externas. Há predominância dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e a caracterização do modelo essencialmente classificatório da avaliação escolar.

Keywords : AVALIAÇÃO EXTERNA; AVALIAÇÃO ESCOLAR.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )