SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32MARCO REGULATORIO DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR BRASILEÑAEVALUACIÓN DE VALORES SOCIOMORALES EN PROFESORES DE UNA RED MUNICIPAL DE EDUCACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

ALVERNAZ, ALINE; SOUZA, NÁDIA M. P.  y  HENRIQUE, JOSÉ. AVALIAÇÃO EXTERNA: IMPLICAÇÕES NA AVALIAÇÃO ESCOLAR. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e06778.  Epub 25-Feb-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.6778.

O objetivo desta pesquisa foi verificar as implicações da avaliação externa nas práticas de avaliação do processo ensino-aprendizagem nas escolas. A pesquisa é qualitativa e foram selecionados dez professores oriundos de duas escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, sendo que uma delas alcançou as metas estabelecidas pela rede e recebeu bonificação salarial para os professores. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam um engessamento das práticas avaliativas e uma supervalorização dos testes objetivos que reproduzem os moldes das avaliações externas. Há predominância dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e a caracterização do modelo essencialmente classificatório da avaliação escolar.

Palabras clave : AVALIAÇÃO EXTERNA; AVALIAÇÃO ESCOLAR.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )