SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32EVALUATION OF SOCIOMORAL VALUES IN TEACHERS IN A MUNICIPAL EDUCATION SYSTEMCONTRIBUTIONS OF THE PLATAFORMA FOCO APRENDIZAGEM IN THE TEACHING OF THE PORTUGUESE LANGUAGE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

NICOLA, ROSANE DE MELLO SANTO  and  AMANTE, LÚCIA. RUBRICAS: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ORIENTADA ÀS COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e07582.  Epub Feb 25, 2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.7582.

O artigo visa a descrever a mediação por rubricas na avaliação de desempenho, produção e procedimentos dos estudantes, relacionados a uma dada competência. Fundamenta-se na abordagem edumétrica, reconhecidamente mais justa para a avaliação de competências, por sua função formadora. Expõem-se aspectos dessa nova cultura de avaliação, bem como critérios de avaliação, níveis qualitativos e estratégia de atribuição de nota por meio de rubricas. Apresenta-se um estudo de caso de construção de rubrica por um professor de educação superior e sua reformulação sob orientação de uma das autoras, com base na dimensão consistência de um modelo de design de avaliação pedagógica em contexto digital. Reflete-se sobre a necessidade de apoio técnico ao docente para a construção de rubricas no modelo proposto.

Keywords : INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO; AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS; CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO; EDUCAÇÃO SUPERIOR.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )