SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32EVALUACIÓN DE VALORES SOCIOMORALES EN PROFESORES DE UNA RED MUNICIPAL DE EDUCACIÓNCONTRIBUCIONES DE LA PLATAFORMA ENFOQUE APRENDIZAJE EN LA ENSEÑANZA DE LA LENGUA PORTUGUESA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

NICOLA, ROSANE DE MELLO SANTO  y  AMANTE, LÚCIA. RUBRICAS: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ORIENTADA ÀS COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e07582.  Epub 25-Feb-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.7582.

O artigo visa a descrever a mediação por rubricas na avaliação de desempenho, produção e procedimentos dos estudantes, relacionados a uma dada competência. Fundamenta-se na abordagem edumétrica, reconhecidamente mais justa para a avaliação de competências, por sua função formadora. Expõem-se aspectos dessa nova cultura de avaliação, bem como critérios de avaliação, níveis qualitativos e estratégia de atribuição de nota por meio de rubricas. Apresenta-se um estudo de caso de construção de rubrica por um professor de educação superior e sua reformulação sob orientação de uma das autoras, com base na dimensão consistência de um modelo de design de avaliação pedagógica em contexto digital. Reflete-se sobre a necessidade de apoio técnico ao docente para a construção de rubricas no modelo proposto.

Palabras clave : INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO; AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS; CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO; EDUCAÇÃO SUPERIOR.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )