SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32CONTRIBUTIONS OF THE PLATAFORMA FOCO APRENDIZAGEM IN THE TEACHING OF THE PORTUGUESE LANGUAGE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

ANTIQUEIRA, LILIANE SILVA DE; PEREIRA, ELAINE CORREA  and  GALIAZZI, MARIA DO CARMO. PESQUISAS SOBRE PORTFÓLIOS DE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08575.  Epub Feb 25, 2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.8575.

Este artigo apresenta a análise da categoria “Portfólios de avaliação por professores” - resultante da Análise Textual Discursiva realizada a partir do mapeamento sobre o uso dos portfólios na formação de professores -, e tem como corpus 11 artigos científicos. O objetivo foi compreender o que se mostra nas pesquisas sobre o uso de portfólios de avaliação na formação de professores. Constatam-se conceituação de avaliação apenas nas pesquisas qualitativas, embora não havendo ocorrência em algumas delas. Descrevem-se as sínteses dos artigos e o exercício hermenêutico para a compreensão da avaliação formativa. Como resultado, destaca-se a necessidade de clareza conceitual sobre avaliação nas propostas de portfólios de avaliação.

Keywords : PORTFÓLIO; AVALIAÇÃO FORMATIVA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )