Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
ANTIQUEIRA, LILIANE SILVA DE; PEREIRA, ELAINE CORREA y GALIAZZI, MARIA DO CARMO. PESQUISAS SOBRE PORTFÓLIOS DE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08575. Epub 25-Feb-2022. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v32.8575.
Este artigo apresenta a análise da categoria “Portfólios de avaliação por professores” - resultante da Análise Textual Discursiva realizada a partir do mapeamento sobre o uso dos portfólios na formação de professores -, e tem como corpus 11 artigos científicos. O objetivo foi compreender o que se mostra nas pesquisas sobre o uso de portfólios de avaliação na formação de professores. Constatam-se conceituação de avaliação apenas nas pesquisas qualitativas, embora não havendo ocorrência em algumas delas. Descrevem-se as sínteses dos artigos e o exercício hermenêutico para a compreensão da avaliação formativa. Como resultado, destaca-se a necessidade de clareza conceitual sobre avaliação nas propostas de portfólios de avaliação.
Palabras clave : PORTFÓLIO; AVALIAÇÃO FORMATIVA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.