SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32CONTRIBUCIONES DE LA PLATAFORMA ENFOQUE APRENDIZAJE EN LA ENSEÑANZA DE LA LENGUA PORTUGUESA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

ANTIQUEIRA, LILIANE SILVA DE; PEREIRA, ELAINE CORREA  y  GALIAZZI, MARIA DO CARMO. PESQUISAS SOBRE PORTFÓLIOS DE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08575.  Epub 25-Feb-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.8575.

Este artigo apresenta a análise da categoria “Portfólios de avaliação por professores” - resultante da Análise Textual Discursiva realizada a partir do mapeamento sobre o uso dos portfólios na formação de professores -, e tem como corpus 11 artigos científicos. O objetivo foi compreender o que se mostra nas pesquisas sobre o uso de portfólios de avaliação na formação de professores. Constatam-se conceituação de avaliação apenas nas pesquisas qualitativas, embora não havendo ocorrência em algumas delas. Descrevem-se as sínteses dos artigos e o exercício hermenêutico para a compreensão da avaliação formativa. Como resultado, destaca-se a necessidade de clareza conceitual sobre avaliação nas propostas de portfólios de avaliação.

Palabras clave : PORTFÓLIO; AVALIAÇÃO FORMATIVA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )