SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32CONTRIBUIÇÕES DA PLATAFORMA FOCO APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

ANTIQUEIRA, LILIANE SILVA DE; PEREIRA, ELAINE CORREA  e  GALIAZZI, MARIA DO CARMO. PESQUISAS SOBRE PORTFÓLIOS DE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08575.  Epub 25-Fev-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.8575.

Este artigo apresenta a análise da categoria “Portfólios de avaliação por professores” - resultante da Análise Textual Discursiva realizada a partir do mapeamento sobre o uso dos portfólios na formação de professores -, e tem como corpus 11 artigos científicos. O objetivo foi compreender o que se mostra nas pesquisas sobre o uso de portfólios de avaliação na formação de professores. Constatam-se conceituação de avaliação apenas nas pesquisas qualitativas, embora não havendo ocorrência em algumas delas. Descrevem-se as sínteses dos artigos e o exercício hermenêutico para a compreensão da avaliação formativa. Como resultado, destaca-se a necessidade de clareza conceitual sobre avaliação nas propostas de portfólios de avaliação.

Palavras-chave : PORTFÓLIO; AVALIAÇÃO FORMATIVA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )