SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33EXTERNAL EVALUATIONS: THE INSTITUTIONALIZATION OF THE DEBATE OVER 30 YEARS OF THE EAE JOURNAL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

BAUER, ADRIANA  and  FERNANDES, FABIANA SILVA. AVALIAÇÃO DE PROJETOS, PROGRAMAS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08673.  Epub Aug 20, 2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8673.

A proposta deste estudo é analisar os artigos publicados no periódico Estudos em Avaliação Educacional (EAE) que tratam da avaliação e da análise de políticas e programas educacionais. A seleção dos manuscritos foi realizada no período de 1990 a 2019 e a análise dos trabalhos foi feita tendo como orientação um arcabouço teórico-conceitual definido previamente sobre avaliação e análise de políticas e programas. Como resultados, foram identificados: a) estudos da área da política mostraram dificuldades relativas à falta de consenso sobre conceitos específicos e quadros de referência teórica que ofereçam suporte às investigações realizadas; b) produções do campo da avaliação tiveram crescimento significativo a partir de 2012, embora não acompanhado de maior investimento no desenvolvimento teórico-metodológico da área; e c) predominam avaliações que utilizam abordagens qualitativas e que, como no caso dos artigos de análise de políticas, debruçam- -se sobre alguns casos com base nos quais são feitas afirmações sobre a efetividade dos programas.

Keywords : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS ANÁLISE DE IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )