SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33EVALUACIONES EXTERNAS: LA INSTITUCIONALIZACIÓN DEL DEBATE EN 30 AÑOS DE LA REVISTA EAE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

BAUER, ADRIANA  y  FERNANDES, FABIANA SILVA. AVALIAÇÃO DE PROJETOS, PROGRAMAS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08673.  Epub 20-Ago-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8673.

A proposta deste estudo é analisar os artigos publicados no periódico Estudos em Avaliação Educacional (EAE) que tratam da avaliação e da análise de políticas e programas educacionais. A seleção dos manuscritos foi realizada no período de 1990 a 2019 e a análise dos trabalhos foi feita tendo como orientação um arcabouço teórico-conceitual definido previamente sobre avaliação e análise de políticas e programas. Como resultados, foram identificados: a) estudos da área da política mostraram dificuldades relativas à falta de consenso sobre conceitos específicos e quadros de referência teórica que ofereçam suporte às investigações realizadas; b) produções do campo da avaliação tiveram crescimento significativo a partir de 2012, embora não acompanhado de maior investimento no desenvolvimento teórico-metodológico da área; e c) predominam avaliações que utilizam abordagens qualitativas e que, como no caso dos artigos de análise de políticas, debruçam- -se sobre alguns casos com base nos quais são feitas afirmações sobre a efetividade dos programas.

Palabras clave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS ANÁLISE DE IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )