Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X
Resumo
BAUER, ADRIANA e FERNANDES, FABIANA SILVA. AVALIAÇÃO DE PROJETOS, PROGRAMAS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08673. Epub 20-Ago-2022. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v33.8673.
A proposta deste estudo é analisar os artigos publicados no periódico Estudos em Avaliação Educacional (EAE) que tratam da avaliação e da análise de políticas e programas educacionais. A seleção dos manuscritos foi realizada no período de 1990 a 2019 e a análise dos trabalhos foi feita tendo como orientação um arcabouço teórico-conceitual definido previamente sobre avaliação e análise de políticas e programas. Como resultados, foram identificados: a) estudos da área da política mostraram dificuldades relativas à falta de consenso sobre conceitos específicos e quadros de referência teórica que ofereçam suporte às investigações realizadas; b) produções do campo da avaliação tiveram crescimento significativo a partir de 2012, embora não acompanhado de maior investimento no desenvolvimento teórico-metodológico da área; e c) predominam avaliações que utilizam abordagens qualitativas e que, como no caso dos artigos de análise de políticas, debruçam- -se sobre alguns casos com base nos quais são feitas afirmações sobre a efetividade dos programas.
Palavras-chave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO • AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS • AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS • ANÁLISE DE IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS..