SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33AVALIAÇÕES EXTERNAS: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO DEBATE EM 30 ANOS DA REVISTA EAE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

BAUER, ADRIANA  e  FERNANDES, FABIANA SILVA. AVALIAÇÃO DE PROJETOS, PROGRAMAS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08673.  Epub 20-Ago-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8673.

A proposta deste estudo é analisar os artigos publicados no periódico Estudos em Avaliação Educacional (EAE) que tratam da avaliação e da análise de políticas e programas educacionais. A seleção dos manuscritos foi realizada no período de 1990 a 2019 e a análise dos trabalhos foi feita tendo como orientação um arcabouço teórico-conceitual definido previamente sobre avaliação e análise de políticas e programas. Como resultados, foram identificados: a) estudos da área da política mostraram dificuldades relativas à falta de consenso sobre conceitos específicos e quadros de referência teórica que ofereçam suporte às investigações realizadas; b) produções do campo da avaliação tiveram crescimento significativo a partir de 2012, embora não acompanhado de maior investimento no desenvolvimento teórico-metodológico da área; e c) predominam avaliações que utilizam abordagens qualitativas e que, como no caso dos artigos de análise de políticas, debruçam- -se sobre alguns casos com base nos quais são feitas afirmações sobre a efetividade dos programas.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS ANÁLISE DE IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )