SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33EVALUATION OF EDUCATIONAL PROJECTS, PROGRAMS AND POLICIESTEACHERS’ PERCEPTIONS AND LEARNING IN BRAZILIAN HIGH SCHOOLS: WHAT IS THE RELATIONSHIP? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

SILVA, VANDRé GOMES DA; PIMENTA, CLáUDIA OLIVEIRA  and  ROSISTOLATO, RODRIGO. AVALIAÇÕES EXTERNAS: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO DEBATE EM 30 ANOS DA REVISTA EAE. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08734.  Epub Sep 01, 2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8734.

O artigo analisa textos publicados de 1990 a 2018, na revista Estudos em Avaliação Educacional, relacionados a avaliações externas. O principal argumento é o de que a revista contribuiu significativamente para a institucionalização desse debate no campo acadêmico brasileiro, com reflexões sobre concepções, desenhos, metodologias e formas de implementação das avaliações. Apresentam-se uma descrição quantitativa das publicações desse período e categorias de análise estabelecidas a priori e a posteriori. Como resultados, evidencia-se o protagonismo da Fundação Carlos Chagas nessa temática e identificam-se modos de consolidação do debate sobre avaliações externas no campo acadêmico brasileiro e lacunas de conhecimento sobre os usos das avaliações externas em escolas e redes de ensino.

Keywords : ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL; AVALIAÇÃO EXTERNA; REVISTAS DE EDUCAÇÃO..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )