SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33AVALIAÇÃO DE PROJETOS, PROGRAMAS E POLÍTICAS EDUCACIONAISPERCEPÇÕES DOCENTES E APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: QUAL A RELAÇÃO? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

SILVA, VANDRé GOMES DA; PIMENTA, CLáUDIA OLIVEIRA  e  ROSISTOLATO, RODRIGO. AVALIAÇÕES EXTERNAS: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO DEBATE EM 30 ANOS DA REVISTA EAE. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08734.  Epub 01-Set-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8734.

O artigo analisa textos publicados de 1990 a 2018, na revista Estudos em Avaliação Educacional, relacionados a avaliações externas. O principal argumento é o de que a revista contribuiu significativamente para a institucionalização desse debate no campo acadêmico brasileiro, com reflexões sobre concepções, desenhos, metodologias e formas de implementação das avaliações. Apresentam-se uma descrição quantitativa das publicações desse período e categorias de análise estabelecidas a priori e a posteriori. Como resultados, evidencia-se o protagonismo da Fundação Carlos Chagas nessa temática e identificam-se modos de consolidação do debate sobre avaliações externas no campo acadêmico brasileiro e lacunas de conhecimento sobre os usos das avaliações externas em escolas e redes de ensino.

Palavras-chave : ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL; AVALIAÇÃO EXTERNA; REVISTAS DE EDUCAÇÃO..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )