SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33EVALUACIONES EXTERNAS: LA INSTITUCIONALIZACIÓN DEL DEBATE EN 30 AÑOS DE LA REVISTA EAECALIDAD DE LOS ÍTEMS DE ELECCIÓN MÚLTIPLE UTILIZADOS EN UNA PRUEBA DE PROGRESO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

TEIXEIRA, OTÁVIO HENRIQUE; ALMEIDA, LUÍSA VIEIRA  y  CASSUCE, FRANCISCO CARLOS DA CUNHA. PERCEPÇÕES DOCENTES E APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: QUAL A RELAÇÃO?. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e07473.  Epub 29-Mar-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.7473.

A partir das percepções docentes sobre as possíveis causas dos problemas de aprendiza- gem no Brasil, este estudo se propôs a analisar a qualidade e a capacidade de influência dessas percepções no desempenho dos alunos do 3º ano do ensino médio público brasileiro. Para tal, utilizaram-se dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2015 e estimou-se um modelo multinível de intercepto aleatório em dois níveis (aluno e escola). Os resultados indicam que, entre as 11 percepções examinadas, apenas 4 tiveram coeficientes estimados estatisticamente significativos, e que, de forma geral, há indícios de que os professores não demonstrem boa capacidade de perceber algumas das causas, sobretudo intraescolares, que possivelmente são prejudiciais à qualidade do aprendizado discente.

Palabras clave : APRENDIZAGEM; ENSINO MÉDIO; PERCEPÇÃO; SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )