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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

TEIXEIRA, OTÁVIO HENRIQUE; ALMEIDA, LUÍSA VIEIRA  e  CASSUCE, FRANCISCO CARLOS DA CUNHA. PERCEPÇÕES DOCENTES E APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: QUAL A RELAÇÃO?. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e07473.  Epub 29-Mar-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.7473.

A partir das percepções docentes sobre as possíveis causas dos problemas de aprendiza- gem no Brasil, este estudo se propôs a analisar a qualidade e a capacidade de influência dessas percepções no desempenho dos alunos do 3º ano do ensino médio público brasileiro. Para tal, utilizaram-se dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2015 e estimou-se um modelo multinível de intercepto aleatório em dois níveis (aluno e escola). Os resultados indicam que, entre as 11 percepções examinadas, apenas 4 tiveram coeficientes estimados estatisticamente significativos, e que, de forma geral, há indícios de que os professores não demonstrem boa capacidade de perceber algumas das causas, sobretudo intraescolares, que possivelmente são prejudiciais à qualidade do aprendizado discente.

Palavras-chave : APRENDIZAGEM; ENSINO MÉDIO; PERCEPÇÃO; SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO.

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