SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33TEACHERS’ PERCEPTIONS AND LEARNING IN BRAZILIAN HIGH SCHOOLS: WHAT IS THE RELATIONSHIP?FORMATIVE EVALUATION: STRATEGY TO REMOTE EDUCATION IN THE COVID-19 PANDEMIC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

TOMBI, ELEN CRISTINA NASCIMENTO DE ARAUJO; ZUKOWSKY-TAVARES, CRISTINA  and  FERREIRA-GERAB, IRANÍ. QUALIDADE DOS ITENS DE MÚLTIPLA ESCOLHA UTILIZADOS EM UM TESTE DE PROGRESSO. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e07533.  Epub Mar 29, 2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.7533.

Este artigo objetiva analisar e discutir a qualidade dos itens de múltipla escolha (IME) elaborados para um Teste de Progresso, por meio da análise quali-quantitativa de 100 itens. Nos resultados há predomínio da dimensão do conhecimento conceitual e o domínio cognitivo sintetizado pelo verbo “entender”, analisado pela Taxonomia de Bloom Revisada, e 44% dos itens estão em acordo com as diretrizes técnicas para elaboração de IME. Pela análise da Teoria Clássica dos Testes, KR20 foi 0,835, dificuldade (P) 0,496 e índice de discriminação 0,240. O teste apresentou bom índice de confiabilidade, com dificuldade dos itens adequada. Deve ser chamada a atenção ao índice de discriminação e à formulação do enunciado no intuito de melhorar esses parâmetros para os itens de forma geral.

Keywords : ENSINO SUPERIOR; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; TESTES.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )