SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33FORMATIVE EVALUATION: STRATEGY TO REMOTE EDUCATION IN THE COVID-19 PANDEMICCONNECTED TO NATURE: A PROPOSAL FOR A GAMIFIED ASSESSMENT ACTIVITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

RONDINI, CARINA ALEXANDRA; PEDRO, KETILIN MAYRA  and  NAKANO, TATIANA DE CáSSIA. ADAPTAÇÃO BRASILEIRA DA HOPE: ESCALA DE RASTREIO DE SUPERDOTAÇÃO. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08055.  Epub Mar 28, 2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8055.

Este estudo objetivou adaptar e investigar as evidências de validade de conteúdo da HOPE Teacher Rating Scale, para uso no Brasil, em duas etapas: (i) tradução, síntese, retrotradução e revisão por comitê de especialistas, com auxílio de tradutores e juízes especialistas; (ii) análise semântica pelo público-alvo, com participação de professores de diferentes níveis educacionais. Como resultado, confeccionou-se uma primeira versão do instrumento, adequada a todos os níveis de ensino e às especificidades da língua e cultura brasileira, a qual deverá ser submetida a estudos voltados à investigação de suas qualidades psicométricas. Por ser um instrumento conciso e de fácil aplicação, espera-se que seu uso ajude na identificação de indicadores de altas habilidades/superdotação em estudantes brasileiros.

Keywords : INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO; ESTUDANTE SUPERDOTADO; AVALIAÇÃO DOCENTE.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )