SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33EVALUACIÓN FORMATIVA: ESTRATEGIA EN EDUCACIÓN REMOTA EN LA PANDEMIA DE COVID-19CONNECTED TO NATURE: UNA PROPUESTA DE ACTIVIDAD EVALUATIVA GAMIFICADA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

RONDINI, CARINA ALEXANDRA; PEDRO, KETILIN MAYRA  y  NAKANO, TATIANA DE CáSSIA. ADAPTAÇÃO BRASILEIRA DA HOPE: ESCALA DE RASTREIO DE SUPERDOTAÇÃO. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08055.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8055.

Este estudo objetivou adaptar e investigar as evidências de validade de conteúdo da HOPE Teacher Rating Scale, para uso no Brasil, em duas etapas: (i) tradução, síntese, retrotradução e revisão por comitê de especialistas, com auxílio de tradutores e juízes especialistas; (ii) análise semântica pelo público-alvo, com participação de professores de diferentes níveis educacionais. Como resultado, confeccionou-se uma primeira versão do instrumento, adequada a todos os níveis de ensino e às especificidades da língua e cultura brasileira, a qual deverá ser submetida a estudos voltados à investigação de suas qualidades psicométricas. Por ser um instrumento conciso e de fácil aplicação, espera-se que seu uso ajude na identificação de indicadores de altas habilidades/superdotação em estudantes brasileiros.

Palabras clave : INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO; ESTUDANTE SUPERDOTADO; AVALIAÇÃO DOCENTE.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )