SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33BRAZILIAN ADAPTATION OF HOPE: GIFTED RATING SCALEQUOTA POLICIES AT THE UEPG: ANALYSIS OF DROPOUT AND ACADEMIC PERFORMANCE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

SAITO, LEILA MIYUKI  and  BATISTA, ESTOGILDO GLEDSON. CONNECTED TO NATURE: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE AVALIATIVA GAMIFICADA. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08171.  Epub Mar 28, 2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8171.

Para acompanhar a revolução gerada pelas novas tecnologias, a aprendizagem-avaliação- -ensino precisa se adaptar aos usos e às necessidades emergentes. Esse contexto, aliado ao cenário pandêmico e à adoção do ensino remoto, permitiu-nos entrever diálogos entre conceitos da gamificação e da avaliação orientada para a aprendizagem de línguas. Este artigo objetiva identificar intersecções entre as teorias e ilustrá-las por meio de um projeto desenvolvido por alunos (adultos de nível pré-intermediário) de um instituto de idiomas, no segundo semestre de 2020. Como resultados, foram observados a motivação dos alunos e o desenvolvimento de competências linguísticas e socioemocionais e do letramento digital. A expectativa é chamar atenção para o uso combinado das teorias em questão na área de Educação.

Keywords : GAMIFICAÇÃO; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ENSINO DE LÍNGUAS.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )