SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33ADAPTACIÓN BRASILEÑA DE HOPE: ESCALA DE RASTREABILIDAD DE SUPERDOTACIÓNPOLÍTICAS DE CUOTAS EN UEPG: ANÁLISIS DE ABANDONO Y RENDIMIENTO ACADÉMICO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

SAITO, LEILA MIYUKI  y  BATISTA, ESTOGILDO GLEDSON. CONNECTED TO NATURE: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE AVALIATIVA GAMIFICADA. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08171.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8171.

Para acompanhar a revolução gerada pelas novas tecnologias, a aprendizagem-avaliação- -ensino precisa se adaptar aos usos e às necessidades emergentes. Esse contexto, aliado ao cenário pandêmico e à adoção do ensino remoto, permitiu-nos entrever diálogos entre conceitos da gamificação e da avaliação orientada para a aprendizagem de línguas. Este artigo objetiva identificar intersecções entre as teorias e ilustrá-las por meio de um projeto desenvolvido por alunos (adultos de nível pré-intermediário) de um instituto de idiomas, no segundo semestre de 2020. Como resultados, foram observados a motivação dos alunos e o desenvolvimento de competências linguísticas e socioemocionais e do letramento digital. A expectativa é chamar atenção para o uso combinado das teorias em questão na área de Educação.

Palabras clave : GAMIFICAÇÃO; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ENSINO DE LÍNGUAS.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )