SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33TEORIA DESENVOLVIMENTAL E A AVALIAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICAAVALIAÇÃO DA TUTORIA REMOTA COMO RECURSO À APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE PANDEMIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

NOGUEIRA, MARLICE DE OLIVEIRA E  e  SILVA, LUCIANO CAMPOS. ESCOLARIZAÇÃO EM ÁREAS RURAIS: A DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE NA ÓTICA DOS GESTORES. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e07289.  Epub 06-Jun-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.7289.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou as condições em que ocorrem as situações de distorção idade-série entre estudantes que residem em territórios rurais. Foram analisadas as percepções de gestores escolares sobre esse fenômeno, em especial o modo como eles explicam sua ocorrência nas escolas. A metodologia utilizada foi qualitativa e envolveu a realização de entrevistas com os gestores de cinco unidades escolares. Os resultados indicam que, na ótica desses profissionais, dois conjuntos de fatores estariam na base do fracasso escolar dos estudantes: fatores extraescolares e fatores escolares, sintetizados como descompassos entre a modalidade de oferta escolar (currículos, tempos e espaços) e a realidade social e cultural vivenciada pelos estudantes em contextos rurais.

Palavras-chave : DEFASAGEM IDADE-SÉRIE; FRACASSO ESCOLAR; EDUCAÇÃO RURAL.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )