SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33FORMATIVE ASSESSMENT IN DIGITAL CONTEXT WITH INTERACTIVE DIGITAL TECHNOLOGIESEVALUATION AND MILITARIZATION OF SCHOOLS IN THE DISTRITO FEDERAL: RELATIONSHIPS AND IMPLICATIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

MOLON, JAQUELINE; LUDOVICO, FRANCIELI MOTTER; BARCELLOS, PATRíCIA DA SILVA CAMPELO COSTA  and  FRANCO, SéRGIO ROBERTO KIELING. AVALIAÇÃO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08961.  Epub June 06, 2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8961.

O ensino remoto emergencial levou a escola a buscar outras possibilidades de avaliação enquanto acompanhamento dos processos de ensino e aprendizagem. Com o intuito de compreender como os processos avaliativos formativos têm ocorrido nesse período, cinco professores da educação básica foram entrevistados. Este trabalho qualitativo, com objetivo descritivo, teve os dados gerados por meio de narrativas. Os relatos demonstram incertezas e alguns caminhos delineados para avaliar. Conclui-se que algumas tecnologias, quando disponíveis, auxiliam na avaliação dos processos de ensino e aprendizagem. Contudo, para as realidades em que essas tecnologias não são uma possibilidade à integralidade dos estudantes, os professores têm recorrido a diferentes estratégias para propor atividades de aprendizagem.

Keywords : PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM; AVALIAÇÃO FORMATIVA; MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA; TECNOLOGIA EDUCACIONAL.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )