SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33EVALUACIÓN FORMATIVA EN CONTEXTO DIGITAL CON TECNOLOGÍAS DIGITALES INTERACTIVASEVALUACIÓN Y MILITARIZACIÓN DE ESCUELAS EN EL DISTRITO FEDERAL: RELACIONES E IMPLICACIONES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

MOLON, JAQUELINE; LUDOVICO, FRANCIELI MOTTER; BARCELLOS, PATRíCIA DA SILVA CAMPELO COSTA  y  FRANCO, SéRGIO ROBERTO KIELING. AVALIAÇÃO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08961.  Epub 06-Jun-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8961.

O ensino remoto emergencial levou a escola a buscar outras possibilidades de avaliação enquanto acompanhamento dos processos de ensino e aprendizagem. Com o intuito de compreender como os processos avaliativos formativos têm ocorrido nesse período, cinco professores da educação básica foram entrevistados. Este trabalho qualitativo, com objetivo descritivo, teve os dados gerados por meio de narrativas. Os relatos demonstram incertezas e alguns caminhos delineados para avaliar. Conclui-se que algumas tecnologias, quando disponíveis, auxiliam na avaliação dos processos de ensino e aprendizagem. Contudo, para as realidades em que essas tecnologias não são uma possibilidade à integralidade dos estudantes, os professores têm recorrido a diferentes estratégias para propor atividades de aprendizagem.

Palabras clave : PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM; AVALIAÇÃO FORMATIVA; MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA; TECNOLOGIA EDUCACIONAL.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )