SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33ASSESSMENT IN TIMES OF EMERGENCY REMOTE TEACHINGPRODUCTION ON ASSESSMENT OF LEARNING AND DEVELOPMENT IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

SOARES, ENíLVIA ROCHA MORATO  and  OLIVEIRA, ROSE MEIRE DA SILVA E. AVALIAÇÃO E MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS NO DISTRITO FEDERAL: RELAÇÕES E IMPLICAÇÕES. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e07463.  Epub Aug 20, 2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.7463.

Compreender o trabalho pedagógico e a avaliação desenvolvida em uma escola pública do Distrito Federal onde foi implantado o Projeto Escola de Gestão Compartilhada (modelo cívico-militar de organização escolar) e suas implicações para a conquista de aprendizagens constituem objetivos deste artigo. Delineado como estudo de caso e de abordagem qualitativa, para o levantamento de dados foram aplicados questionários e realizados grupos focais. As análises revelaram interesses que subjazem as políticas de responsabilização e controle hierárquico nas relações estabelecidas no contexto es- colar. Dissonâncias entre a proposta de militarização de escolas e a de organização escolar em ciclos também foram identificadas, entre elas, práticas avaliativas voltadas à subserviência e conformação dos sujeitos.

Keywords : TRABALHO PEDAGÓGICO AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO GESTÃO ESCOLAR..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )