SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33EVALUACIÓN EN TIEMPOS DE EMERGENCIA DE LA ENSEÑANZA A DISTANCIAPRODUCCIONES SOBRE EVALUACIÓN DEL APRENDIZAJE Y DESARROLLO EN LA EDUCACIÓN INFANTIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

SOARES, ENíLVIA ROCHA MORATO  y  OLIVEIRA, ROSE MEIRE DA SILVA E. AVALIAÇÃO E MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS NO DISTRITO FEDERAL: RELAÇÕES E IMPLICAÇÕES. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e07463.  Epub 20-Ago-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.7463.

Compreender o trabalho pedagógico e a avaliação desenvolvida em uma escola pública do Distrito Federal onde foi implantado o Projeto Escola de Gestão Compartilhada (modelo cívico-militar de organização escolar) e suas implicações para a conquista de aprendizagens constituem objetivos deste artigo. Delineado como estudo de caso e de abordagem qualitativa, para o levantamento de dados foram aplicados questionários e realizados grupos focais. As análises revelaram interesses que subjazem as políticas de responsabilização e controle hierárquico nas relações estabelecidas no contexto es- colar. Dissonâncias entre a proposta de militarização de escolas e a de organização escolar em ciclos também foram identificadas, entre elas, práticas avaliativas voltadas à subserviência e conformação dos sujeitos.

Palabras clave : TRABALHO PEDAGÓGICO AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO GESTÃO ESCOLAR..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )