SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33AVALIAÇÃO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIALPRODUÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

SOARES, ENíLVIA ROCHA MORATO  e  OLIVEIRA, ROSE MEIRE DA SILVA E. AVALIAÇÃO E MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS NO DISTRITO FEDERAL: RELAÇÕES E IMPLICAÇÕES. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e07463.  Epub 20-Ago-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.7463.

Compreender o trabalho pedagógico e a avaliação desenvolvida em uma escola pública do Distrito Federal onde foi implantado o Projeto Escola de Gestão Compartilhada (modelo cívico-militar de organização escolar) e suas implicações para a conquista de aprendizagens constituem objetivos deste artigo. Delineado como estudo de caso e de abordagem qualitativa, para o levantamento de dados foram aplicados questionários e realizados grupos focais. As análises revelaram interesses que subjazem as políticas de responsabilização e controle hierárquico nas relações estabelecidas no contexto es- colar. Dissonâncias entre a proposta de militarização de escolas e a de organização escolar em ciclos também foram identificadas, entre elas, práticas avaliativas voltadas à subserviência e conformação dos sujeitos.

Palavras-chave : TRABALHO PEDAGÓGICO AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO GESTÃO ESCOLAR..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )