SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33PRODUCTION ON ASSESSMENT OF LEARNING AND DEVELOPMENT IN EARLY CHILDHOOD EDUCATIONONLINE FEEDBACK IN THE INITIAL TRAINING OF LANGUAGE TEACHERS: STATE OF THE ART author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

SANTOS, JULIANO VILMAR; PLACIDO, REGINALDO LEANDRO  and  SOBRINHO, SIDINEI. COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES DO 9º ANO SOBRE A PROVA BRASIL DE LÍNGUA PORTUGUESA. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e07492.  Epub Sep 01, 2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.7492.

Este artigo tem como objetivo compreender a função da Prova Brasil de língua portuguesa, sob a ótica dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Os dados são oriundos de uma pesquisa qualitativa concluída no mestrado em educação em 2017, realizada por meio de entrevistas coletivas com estudantes de uma escola do Médio Vale do Itajaí. Os aportes teóricos dialogam com a teoria enunciativa do círculo de Bakhtin. Os resultados indicam que, para os sujeitos investigados, a Prova Brasil tem como papel o controle das escolas, centrando-se no “ensinar certo”, atrelando a qualidade da educação aos resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Keywords : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; AVALIAÇÃO EXTERNA; PROVA BRASIL; LÍNGUA PORTUGUESA..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )