SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33ONLINE FEEDBACK IN THE INITIAL TRAINING OF LANGUAGE TEACHERS: STATE OF THE ARTCONTRIBUTIONS OF DATA ENVELOPMENT ANALYSIS IN STUDIES ON SCHOOL EFFECTIVENESS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

VERHINE, ROBERT E.. GARANTIA DE QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR: O CASO DOS ESTADOS UNIDOS. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e09022.  Epub Sep 22, 2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.9022.

Neste artigo, apresenta-se um panorama crítico sobre a garantia de qualidade do ensino superior nos Estados Unidos, analisando sua história, características, problemas e controvérsias, em um esforço para extrair lições que sejam aplicáveis a outros países, como o Brasil. Foram analisados rankings institucionais, a avaliação de aprendizagem dos alunos, o papel dos governos no processo de acreditação das universidades e o desafio de assegurar a qualidade de instituições com fins lucrativos. Embora se reconheça que não existe um modelo ideal de avaliação de instituições de ensino superior, são relacionadas recomendações extraídas da experiência norte-americana que trazem possíveis contribuições para o aprimoramento dos marcos de garantia de qualidade em outras partes do mundo.

Keywords : ENSINO SUPERIOR; GARANTIA DE QUALIDADE; ACREDITAÇÃO UNIVERSITÁRIA..

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )