SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33RETROALIMENTACIÓN EN LÍNEA EN LA FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES DE IDIOMAS: ESTADO DEL ARTECONTRIBUCIONES DEL ANÁLISIS ENVOLVENTE DE DATOS EN ESTUDIOS DE EFICACIA ESCOLAR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

VERHINE, ROBERT E.. GARANTIA DE QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR: O CASO DOS ESTADOS UNIDOS. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e09022.  Epub 22-Sep-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.9022.

Neste artigo, apresenta-se um panorama crítico sobre a garantia de qualidade do ensino superior nos Estados Unidos, analisando sua história, características, problemas e controvérsias, em um esforço para extrair lições que sejam aplicáveis a outros países, como o Brasil. Foram analisados rankings institucionais, a avaliação de aprendizagem dos alunos, o papel dos governos no processo de acreditação das universidades e o desafio de assegurar a qualidade de instituições com fins lucrativos. Embora se reconheça que não existe um modelo ideal de avaliação de instituições de ensino superior, são relacionadas recomendações extraídas da experiência norte-americana que trazem possíveis contribuições para o aprimoramento dos marcos de garantia de qualidade em outras partes do mundo.

Palabras clave : ENSINO SUPERIOR; GARANTIA DE QUALIDADE; ACREDITAÇÃO UNIVERSITÁRIA..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )