SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33FEEDBACK ON-LINE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: ESTADO DA ARTECONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS EM ESTUDOS SOBRE EFICÁCIA ESCOLAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

VERHINE, ROBERT E.. GARANTIA DE QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR: O CASO DOS ESTADOS UNIDOS. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e09022.  Epub 22-Set-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.9022.

Neste artigo, apresenta-se um panorama crítico sobre a garantia de qualidade do ensino superior nos Estados Unidos, analisando sua história, características, problemas e controvérsias, em um esforço para extrair lições que sejam aplicáveis a outros países, como o Brasil. Foram analisados rankings institucionais, a avaliação de aprendizagem dos alunos, o papel dos governos no processo de acreditação das universidades e o desafio de assegurar a qualidade de instituições com fins lucrativos. Embora se reconheça que não existe um modelo ideal de avaliação de instituições de ensino superior, são relacionadas recomendações extraídas da experiência norte-americana que trazem possíveis contribuições para o aprimoramento dos marcos de garantia de qualidade em outras partes do mundo.

Palavras-chave : ENSINO SUPERIOR; GARANTIA DE QUALIDADE; ACREDITAÇÃO UNIVERSITÁRIA..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )