SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33GARANTIA DE QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR: O CASO DOS ESTADOS UNIDOSPRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA AMÉRICA LATINA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

SOARES, DENILSON JUNIO MARQUES; SOARES, TALITA EMIDIO ANDRADE  e  SANTOS, WAGNER DOS. CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS EM ESTUDOS SOBRE EFICÁCIA ESCOLAR. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e09103.  Epub 22-Set-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.9103.

Neste artigo foi realizada uma revisão sistemática da literatura utilizando os descritores “Data Envelopment Analysis” AND “School Effectiveness” para investigar como a Análise Envoltória de Dados tem sido empregada em estudos sobre eficácia escolar. Foram selecionados dez artigos, mediante buscas nas bases de dados Scopus e Web of Science, entre 2010 e 2019. Como resultados, observaram-se a predominância da abordagem VRS output-oriented e a opção pela realização de procedimentos em dois estágios, que utilizam técnicas de regressão para complementar os resultados obtidos. Ademais, não houve uma conclusão equânime acerca dos fatores de maior influência no desempenho das unidades, o que pode ser reflexo da diversidade de realidades, culturas e populações investigadas nos estudos mapeados.

Palavras-chave : ANÁLISE DOS DADOS; EFICÁCIA DA EDUCAÇÃO; QUALIDADE DA EDUCAÇÃO..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )