SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33CONTRIBUCIONES DEL ANÁLISIS ENVOLVENTE DE DATOS EN ESTUDIOS DE EFICACIA ESCOLARDISCURSO DE LA GESTIÓN ESCOLAR DEMOCRÁTICA EN UNA POLÍTICA DE EVALUACIÓN PARTICIPATIVA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

SANTOS, WAGNER DOS; GAMA, JEAN CARLOS FREITAS; PAULA, SAYONARA CUNHA DE  y  STIEG, RONILDO. PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA AMÉRICA LATINA. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08045.  Epub 02-Nov-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8045.

Este artigo analisa a produção acadêmica sobre avaliação educacional na formação de professores envolvendo países hispanofalantes da América Latina. De natureza qualitativa, fundamenta-se na análise crítico-documental. Adota como fontes 14 artigos, publicados em 13 revistas. A análise constatou que: o fluxo de produção corresponde aos anos de 2013-2020; as publicações se concentram em revistas da Colômbia e do Brasil; os autores são de diferentes nacionalidades, com recorrência dos chilenos; o vínculo institucional deles está em universidades; alguns fazem parte de grupos e redes de pesquisa. Conclui-se que os artigos abordam: concepções e/ou percepções sobre avaliação; o modo como se constituem práticas avaliativas; e prescrição e ensino da avaliação nos cursos de formação de professores.

Palabras clave : AVALIAÇÃO EDUCACIONAL; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; ESTADO DO CONHECIMENTO; AMÉRICA LATINA..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )