SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS EM ESTUDOS SOBRE EFICÁCIA ESCOLARDISCURSO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA EM UMA POLÍTICA DE AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

SANTOS, WAGNER DOS; GAMA, JEAN CARLOS FREITAS; PAULA, SAYONARA CUNHA DE  e  STIEG, RONILDO. PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA AMÉRICA LATINA. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08045.  Epub 02-Nov-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8045.

Este artigo analisa a produção acadêmica sobre avaliação educacional na formação de professores envolvendo países hispanofalantes da América Latina. De natureza qualitativa, fundamenta-se na análise crítico-documental. Adota como fontes 14 artigos, publicados em 13 revistas. A análise constatou que: o fluxo de produção corresponde aos anos de 2013-2020; as publicações se concentram em revistas da Colômbia e do Brasil; os autores são de diferentes nacionalidades, com recorrência dos chilenos; o vínculo institucional deles está em universidades; alguns fazem parte de grupos e redes de pesquisa. Conclui-se que os artigos abordam: concepções e/ou percepções sobre avaliação; o modo como se constituem práticas avaliativas; e prescrição e ensino da avaliação nos cursos de formação de professores.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO EDUCACIONAL; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; ESTADO DO CONHECIMENTO; AMÉRICA LATINA..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )