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Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

BATISTA, NEUSA CHAVES. DISCURSO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA EM UMA POLÍTICA DE AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08726.  Epub 02-Nov-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8726.

Este estudo analisa as repercussões de uma política de avaliação participativa da educação sobre o discurso de atores escolares quanto às percepções e práticas de gestão democrática. Trata-se de ação pública que propõe a avaliação de indicadores educacionais com participação de todos os segmentos da comunidade escolar. Utilizam- -se pressupostos da análise crítica do discurso. A fonte empregada compõe-se pelas justificativas emitidas por 232 escolas sobre metas e ações de gestão democrática para a rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. A análise aponta a predominância de discursividades sobre as dificuldades para a implementação da gestão democrática na escola pública. Reproduzem-se discursos que preservam certa estrutura hierárquica de posições institucionalizadas nas tomadas de decisões.

Palabras clave : AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA; GESTÃO DEMOCRÁTICA; ESCOLA PÚBLICA..

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