SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33THE DISCOURSE OF DEMOCRATIC SCHOOL MANAGEMENT IN A PARTICIPATORY EVALUATION POLICYLITERATURE IN THE ENADE AND LITERARY EDUCATION IN COURSES OF LANGUAGE AND LITERATURE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

LUZ, SAMOARA VIACELLI DA  and  MOREIRA, HERIVELTO. AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e07326.  Epub Nov 10, 2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.7326.

O objetivo deste artigo é analisar como acontece a avaliação de desempenho dos acadêmicos nos cursos de graduação em Engenharia Civil, de Computação, Elétrica, Eletrônica e Mecânica em três campi de uma universidade pública do sul do Brasil. A metodologia de pesquisa utilizada foi o delineamento misto sequencial explanatório. Os principais resultados mostram que os professores diversificam as estratégias de avaliação utilizadas, mas, apesar disso, o processo de avaliação é centrado no professor e não corresponde a conhecimentos pautados em discussões atuais da área da didática do ensino superior e de ensino de engenharia, como a avaliação formativa.

Keywords : ENSINO SUPERIOR; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; AVALIAÇÃO FORMATIVA..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )