SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33DISCURSO DE LA GESTIÓN ESCOLAR DEMOCRÁTICA EN UNA POLÍTICA DE EVALUACIÓN PARTICIPATIVALITERATURA EN EL ENADE Y FORMACIÓN LITERARIA EN LOS CURSOS DE LETRAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

LUZ, SAMOARA VIACELLI DA  y  MOREIRA, HERIVELTO. AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e07326.  Epub 10-Nov-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.7326.

O objetivo deste artigo é analisar como acontece a avaliação de desempenho dos acadêmicos nos cursos de graduação em Engenharia Civil, de Computação, Elétrica, Eletrônica e Mecânica em três campi de uma universidade pública do sul do Brasil. A metodologia de pesquisa utilizada foi o delineamento misto sequencial explanatório. Os principais resultados mostram que os professores diversificam as estratégias de avaliação utilizadas, mas, apesar disso, o processo de avaliação é centrado no professor e não corresponde a conhecimentos pautados em discussões atuais da área da didática do ensino superior e de ensino de engenharia, como a avaliação formativa.

Palabras clave : ENSINO SUPERIOR; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; AVALIAÇÃO FORMATIVA..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )