SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33DISCURSO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA EM UMA POLÍTICA DE AVALIAÇÃO PARTICIPATIVALITERATURA NO ENADE E A FORMAÇÃO LITERÁRIA NOS CURSOS DE LETRAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

LUZ, SAMOARA VIACELLI DA  e  MOREIRA, HERIVELTO. AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e07326.  Epub 10-Nov-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.7326.

O objetivo deste artigo é analisar como acontece a avaliação de desempenho dos acadêmicos nos cursos de graduação em Engenharia Civil, de Computação, Elétrica, Eletrônica e Mecânica em três campi de uma universidade pública do sul do Brasil. A metodologia de pesquisa utilizada foi o delineamento misto sequencial explanatório. Os principais resultados mostram que os professores diversificam as estratégias de avaliação utilizadas, mas, apesar disso, o processo de avaliação é centrado no professor e não corresponde a conhecimentos pautados em discussões atuais da área da didática do ensino superior e de ensino de engenharia, como a avaliação formativa.

Palavras-chave : ENSINO SUPERIOR; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; AVALIAÇÃO FORMATIVA..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )