SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33EVALUATION IN HIGHER EDUCATION: A REVIEW OF THE PRACTICEEVALUATING A TEACHING CERTIFICATION PROGRAM IN RURAL EDUCATION: AN EXPERIENCE REPORT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

BUCCINI, LUCIANA MARA TORRES  and  MACHADO, MARIA ZéLIA VERSIANI. LITERATURA NO ENADE E A FORMAÇÃO LITERÁRIA NOS CURSOS DE LETRAS. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e09087.  Epub Nov 10, 2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.9087.

Este artigo traz uma análise do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes aplicado em 2017 aos alunos dos cursos de Licenciatura em Letras. Com base em discussões dos campos de pesquisa sobre ensino de literatura e acerca da relação teoria-prática na formação de professores, apresenta-se um estudo das questões ligadas à literatura a fim de compreender a concepção de formação literária pressuposta na avaliação. Os resultados são apresentados em comparação com um estudo das quatro edições anteriores, feito em 2019. As constatações apontam uma diversidade de autores, um discurso de flexibilização em relação ao cânone e uma concepção de educação literária voltada para o letramento crítico dos estudantes.

Keywords : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR; FORMAÇÃO DOCENTE; ENADE; LITERATURA..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )