SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DA PRÁTICAAVALIANDO UMA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

BUCCINI, LUCIANA MARA TORRES  e  MACHADO, MARIA ZéLIA VERSIANI. LITERATURA NO ENADE E A FORMAÇÃO LITERÁRIA NOS CURSOS DE LETRAS. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e09087.  Epub 10-Nov-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.9087.

Este artigo traz uma análise do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes aplicado em 2017 aos alunos dos cursos de Licenciatura em Letras. Com base em discussões dos campos de pesquisa sobre ensino de literatura e acerca da relação teoria-prática na formação de professores, apresenta-se um estudo das questões ligadas à literatura a fim de compreender a concepção de formação literária pressuposta na avaliação. Os resultados são apresentados em comparação com um estudo das quatro edições anteriores, feito em 2019. As constatações apontam uma diversidade de autores, um discurso de flexibilização em relação ao cânone e uma concepção de educação literária voltada para o letramento crítico dos estudantes.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR; FORMAÇÃO DOCENTE; ENADE; LITERATURA..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )