SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33LITERATURE IN THE ENADE AND LITERARY EDUCATION IN COURSES OF LANGUAGE AND LITERATUREDISCOURSES ON EDUCATIONAL EVALUATION IN THE MUNICIPAL SCHOOL NETWORK OF SÃO PAULO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

CHAMON, EDNA MARIA QUERIDO DE OLIVEIRA; SANTANA, LEONOR M.  and  DIAS, ALESANDRA CABREIRA. AVALIANDO UMA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e07293.  Epub Nov 23, 2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.7293.

O artigo relata uma avaliação de Licenciatura em Educação do Campo a partir de um modelo específico de formação, propondo a utilização do dispositivo de triângulo da formação como grade de leitura e guia avaliativo. Ilustra o potencial do dispositivo em processos avaliativos aplicados a uma Licenciatura em Educação do Campo ministrada em 5 cidades do Pará. Um questionário distribuído a 182 alunos e um conjunto de entrevistas com 19 graduandos permitiram a coleta de dados para avaliação discente da formação. A análise mostrou uma ênfase em aspectos cognitivos e socioprofissionais, negligenciando os aspectos psicológicos da formação. Mesmo as articulações expli-citamente desenhadas entre aspectos epistêmicos e profissionais foram criticadas pelos alunos, pois se desviavam da realidade local.

Keywords : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; TRIÂNGULO DA FORMAÇÃO; EDUCAÇÃO RURAL..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )