SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33LITERATURA NO ENADE E A FORMAÇÃO LITERÁRIA NOS CURSOS DE LETRASDISCURSOS SOBRE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

CHAMON, EDNA MARIA QUERIDO DE OLIVEIRA; SANTANA, LEONOR M.  e  DIAS, ALESANDRA CABREIRA. AVALIANDO UMA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e07293.  Epub 23-Nov-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.7293.

O artigo relata uma avaliação de Licenciatura em Educação do Campo a partir de um modelo específico de formação, propondo a utilização do dispositivo de triângulo da formação como grade de leitura e guia avaliativo. Ilustra o potencial do dispositivo em processos avaliativos aplicados a uma Licenciatura em Educação do Campo ministrada em 5 cidades do Pará. Um questionário distribuído a 182 alunos e um conjunto de entrevistas com 19 graduandos permitiram a coleta de dados para avaliação discente da formação. A análise mostrou uma ênfase em aspectos cognitivos e socioprofissionais, negligenciando os aspectos psicológicos da formação. Mesmo as articulações expli-citamente desenhadas entre aspectos epistêmicos e profissionais foram criticadas pelos alunos, pois se desviavam da realidade local.

Palavras-chave : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; TRIÂNGULO DA FORMAÇÃO; EDUCAÇÃO RURAL..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )