SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33EVALUATING A TEACHING CERTIFICATION PROGRAM IN RURAL EDUCATION: AN EXPERIENCE REPORTCONCEPTIONS AND PERSPECTIVES OF THE NILO PEÇANHA PLATFORM: REGULATION AND EMANCIPATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

SOUSA, MAURICIO DE  and  SORDI, MARA REGINA LEMES DE. DISCURSOS SOBRE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08696.  Epub Nov 23, 2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8696.

A avaliação educacional tornou-se uma das categorias centrais na elaboração das políticas educacionais. Este artigo faz uma análise dos discursos que influenciaram a trajetória da avaliação educacional da rede municipal de ensino de São Paulo, no período de 1990 a 2016. Fundamentadas nos pressupostos teórico-metodológicos desenvolvidos por Stephen Ball, são examinadas entrevistas com 12 dos principais operadores das políticas educacionais dessa rede de ensino. Conclui-se que, mesmo com resistência e negação em alguns momentos, essa rede de ensino passou a adotar um discurso de viés neoliberal, reduzindo a concepção de educação e avaliação somente à necessidade de melhoria nos resultados dos exames externos.

Keywords : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; POLÍTICAS PÚBLICAS; GERENCIALISMO..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )