SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33EVALUACIÓN DE UNA LICENCIATURA EN EDUCACIÓN RURAL: RELATO DE UNA EXPERIENCIACONCEPCIONES Y PERSPECTIVAS DE LA PLATAFORMA NILO PEÇANHA: REGULACIÓN Y EMANCIPACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

SOUSA, MAURICIO DE  y  SORDI, MARA REGINA LEMES DE. DISCURSOS SOBRE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08696.  Epub 23-Nov-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8696.

A avaliação educacional tornou-se uma das categorias centrais na elaboração das políticas educacionais. Este artigo faz uma análise dos discursos que influenciaram a trajetória da avaliação educacional da rede municipal de ensino de São Paulo, no período de 1990 a 2016. Fundamentadas nos pressupostos teórico-metodológicos desenvolvidos por Stephen Ball, são examinadas entrevistas com 12 dos principais operadores das políticas educacionais dessa rede de ensino. Conclui-se que, mesmo com resistência e negação em alguns momentos, essa rede de ensino passou a adotar um discurso de viés neoliberal, reduzindo a concepção de educação e avaliação somente à necessidade de melhoria nos resultados dos exames externos.

Palabras clave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; POLÍTICAS PÚBLICAS; GERENCIALISMO..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )